quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cansei - Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros

Cansei! Muitas pessoas já devem ter ouvido tal exclamação de algum parente, amigo ou apenas conhecido sobre toda a algazarra que a política brasileira se encontra. Não se encontra com facilidade protestos contra a política “atual” de nosso amado país: o Brasil.

“Cansei de tanta corrupção” é o tema do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de São Paulo - e outras entidades, que visa sensibilizar os brasileiros a fazerem um minuto de silêncio às 13 horas do dia 17 de agosto, data que o acidente com o avião da TAM completará 30 dias.

Qualquer indivíduo possui o direito, como brasileiro, de protestar em “amor ao Brasil” contra todos os problemas que andam surgindo e os que nos perseguem há muito tempo ao longo da história do país. É um direito cívico. Não se trata apenas de um minuto de silêncio, o ponto de tal manifestação é por meio do debate, que será aberto com toda a repercussão do ato, conseguir abrir os olhos do povo. A ação acabou ganhando seu espaço com campanhas publicitárias em jornais e revistas, televisão, rádio e on line; tamanha foi sua repercussão que diversas pessoas aderiram ao movimento, como por exemplo o Grupo Jovem da cidade de Indaiatuba.

Em Indaiatuba, o Movimento Jovem tenta organizar e promover a realização da ação, primeiramente para ocorrer na Praça D. Pedro II, no centro da cidade. O Movimento Jovem de Indaiatuba, composto no total por 186 pessoas, já está se organizando para que o gesto também ocorra em seu município e com o desejo da adesão de toda a população; 20 pessoas do grupo já estão encarregadas de convidarem mais pessoas para participar da ação.

Segundo a presidente da OAB-Indaiatuba, Rosana Petrilli, a sede local não recebeu uma determinação de como deverá se posicionar nesta campanha. Ela conta que também não foi procurada ainda por nenhum membro da sociedade para realização a ação no município. Com o encontro de Petrilli e o presidente da OAB-SP acredita-se que, logo, saberemos como a subseccional deverá agir sobre tal caso.

Qualquer movimento de protesto pacífico tem o direito de acontecer sem nenhuma forma de repressão, já que vivemos em um país livre e democrático.

(Texto produzido no primeiro semestre de 2007, primeiro ano de faculdade)

Nenhum comentário: