quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dança com Lobos

1. Sinopse narrativa:

John Dunbar é tenente durante a Guerra Civil Americana, depois de uma bem-sucedida batalha em Dakota, em 1863, o tenente é recebido como herói e decide servir numa região, no oeste, povoada por índios da tribo Sioux. Com o passar do tempo, e com a convivência com os índios, vai adquirindo costumes e a confiança de seus “vizinhos” e acaba se envolvendo com uma mulher branca que era criada pelos Siouxs.

2. Contexto de produção do filme:

Dança com lobos foi o primeiro filme dirigido pelo ator Kevin Costner e foi escrito por Michael Blake, amigo de Costner e foi ele mesmo que o convenceu a escrever o livro. As idéias dos dois nem sempre eram as mesmas, chegando Blake a pensar que o filme não daria certo, errando. Costner optou que os índios falassem em Lakota, língua indígena, e legendas fossem colocadas para os diálogos, pessoas criticavam e diziam que não daria certo. Uma tradutora indígena foi contratada na Reserva para ajudar os atores nas falas e também a traduzir as falas do roteiro original para lakata e uma das dificuldades que alguns que trabalhavam possuíam línguas diferentes, pois eram de tribos diferentes. Nenhuma búfalo foi machucado no filme, para as mortes foram usados bonecos de tamanho real. Costner optou por nativos do que colocar atores parecidos com índios, para dar mais veracidade e também para o filme possuir uma essência. O orçamento foi de quinze milhões de dólares, sendo que apenas nos Estados Unidos, o filme arrecadou mais de 180 milhões de dólares. Ganhou 7 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Ator (Kevin Costner), Melhor Ator Coadjuvante (Graham Greene), Melhor Atriz Coadjuvante (Mary McDonnell), Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, além de muitos outros prêmios.

3. Desenvolvimento da narrativa:

O começo do filme se passa em 1863, durante a Guerra Civil Americana, onde Tenente John Dunbar (Kevin Costner) com sua perna correndo perigo de ser amputada após ser ferido decide tentar se matar, pegando um cavalo e correndo além de suas trincheiras para a trincheira inimiga, mas acaba incentivando seus colegas de guerra, que acabam por começarem um ataque e ganhando tal região disputada. Dunbar depois de tal ato é considerado um herói de guerra, é condecorado, e por mérito acaba ganhando o cavalo que usou no combate, tem sua perna tratada e ganha o direito de escolher onde gostaria de servir. O tenente acaba escolhendo servir em um posto na fronteira, a oeste do país, com a idéia de conhecer a região e recomeçar sua vida longe de tudo, assim mostrando bem a época do rumo ao oeste, onde muitos com o passar dos anos foram também seguindo para esse lado com a idéia de colonização e conquistas de novas riquezas. Tal atitude de se deslocar longe de tudo e perto dos índios deve-se ao fato da imagem que era criado em cima do índio e sua cultura e a vontade de um homem de saber com seus próprios olhos se tudo o que falavam era realmente verdade. Ele com um ajudante, para levá-lo até o local de sua escolha, acabam passando dias viajando e vendo como essas terras eram pouco povoadas e de grandes extensões. Encontrando um posto abandonado no meio de seu caminho, decide parar por ali e descarregar seus objetos e mantimentos, escolhendo ficar neste lugar, que já fora utilizado uma vez, para manter seu posto e esperar que outros homens venham para ficarem no lugar e começaram uma busca (exploração) pela região nova. Na volta de seu ajudante para a cidade, acaba sendo atacado por índios de uma tribo inimiga dos Sioux, dando a entender que os índios são cruéis e assassinos, que acabam levando a generalização de que todos os índios eram assassinos e ladrões, assim tenho a visão de somente uma cultura de muitas do oeste.

Vivendo no acampamento, o tenente acaba, um dia, tendo seu primeiro contato com um índio, que passava pela região e ficou curioso para saber de quem era ou se havia alguém no local e tenta pegar o cavalo do tenente. Os dois acabam se encontrando e o índio, assustado, foge de Dunbar. Após alguns dias Dunbar decide fazer contato com o resto dos índios e no caminho encontra uma bela moça, Mary McDonnell, que estava ferida e acaba a levando para a tribo, onde a recepção dos índios não é tão calorosa com um homem branco. A bela moça era uma mulher branca, que foi acolhida pelos índios quando era pequena e cresceu e viveu no meio deles, aprendendo sua língua e cultura e agora sendo chamado de Dança com Lobos, sendo considerado da tribo.

Alguns dias depois, os índios e o tenente fazem mais um contanto, ainda com tom desconfiado, mas com um certo progresso, e assim vai durante muitos dias e a cada dia um ganhando a confiança do outro. Por meio da moça, De Pé com Punho, Dunbar e os índios se comunicam, ela ainda possuía memórias de seu passado onde falava inglês. Os medos que os mantinham afastados são superados pela vontade de entender o outro, o diferente, e, principalmente, pela necessidade do contato humano. Mais tarde com a confiança já conquistada, o tenente e os índios saem em uma caçada aos búfalos. Com uma caçada bem sucedida e com Dunbar salvando a vida de uns dos índios, ele acaba ganhando maior confiança e respeito, e nestas cenas após a caçada mostra-se bem o modo de troca de objetos, caso se encontra um de outra pessoa, tem que dar algo como forma de retribuição – escambo. Dunbar com o tempo vai aprendendo a língua nativa dos índios e convivendo mais e mais com eles e ganhando sentimentos por De Pé com Punho, que estava de luto por conta de um marido morto recentemente.

Um tempo depois, Sioux acaba se confrontando com sua tribo rival, que havia atacado o companheiro de Dunbar no começo do filme, no contexto histórico nota-se a questão da conquista de terras como forma de poder por parte dos índios. O tenente da suas armas aos índios como forma de melhor ataque contra seus inimigos, mostrando como o homem branco afeta/afetaria a vida dos nativos, mudando seus modos e/ou incorporando outros. Um tempo depois, antes da chegada do inverno e depois do casamento entre Dunbar – Dança com Lobos - e De Pé com Punhos, os índios decidem mudar de terras, para maior proteção contra o frio que estava por vir. Dunbar lembra que esqueceu seu diário que conta de tudo sobre os índios e até como encontrá-los e decide voltar a seu acampamento para pegá-lo, na volta ele nota que mais homens (brancos) estavam por lá, acontecendo o previsto de que mais homens viriam para a colonização da região, e quando se aproxima acaba sendo confundido com índio, assim eles fizeram um ataque, matando seu cavalo e ele sendo levado preso para seu próprio acampamento. Acaba sendo considerado um traidor pelos homens, também militares, e decidem o levar preso de volta para cidade e lá seria enforcado caso não contasse onde os índios estivessem. Por conta da demora, alguns índios foram mandados para ver o que havia acontecido com Dança com Lobos. Assim, os índios acabam o encontrando e decidem ajudar atacando os militares e salvando Dunbar. Voltam para o novo acampamento dos índios, onde Dunbar se reencontra com o resto da tribo e depois de um tempo decide que ali não seria seu lugar, pois é um homem branco no meio dos índios e acha que o melhor, tanto para a tribo quanto para ele e sua mulher, seria ir embora. Depois de uma despedida, cada um acaba seguindo seu rumo, mesmo opostos. E no final, mais homens aparecem nas terras onde estavam, porém, os índios, não estavam mais no local – dando a idéia que mais homens brancos viriam e tomariam terras indígenas e os expulsariam. No contexto histórico, muitos índios foram mortos durante tal época, escravizados e tiveram suas terras tomadas, mas hoje em dia isso está mudando, os índios estão comprando suas terras de volta nas antigas regiões que ocupavam e não mais fazendo invasões como antes.

4. Comentário pessoal:

Um belo filme que mostra bem a situação da época, a colonização do oeste e a relação entre nativos e homens brancos, pacífica ou não, mas defendendo principalmente o lado indígena – digamos que o heroísmo é usado contra a América. Mostra também o lado dos índios que normalmente não é visto, sendo sempre mostrado como o selvagem assassino; e também com a idéia de demonstrar o choque cultural que se dá, ou dava. Imagens, trilha sonora e atuação de todos os personagens acabam se destacando, pelo fato dos índios terem sido feitos por nativos e com a ajuda de tradução de uma nativa.

5. Ficha Técnica:

Título Original: Dance with Wolves

Tempo de Duração: 180 minutos

Ano de Produção: 1990

Diretor: Kevin Costner

Roteiro: Michael Blake, baseado em livro de Michael Blake

Música: John Barry

País Original: Estados Unidos da América

(Resenha produzida para Análise de Filme, Análise de Sociedade - primeiro semestre 2007, primeiro ano de faculdade)

Nenhum comentário: