quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Karaokê dos desenhos

No Japão, mais do que em qualquer outra parte do mundo, as trilhas sonoras têm destaque no mercado fonográfico. Tratadas como um gênero independente, as animesongs, que são as músicas feitas especialmente para os desenhos animados japoneses – chamados animês –, possuem seu próprio espaço nas lojas de CDs na Terra do Sol Nascente.

Constituindo um gênero único, as animesongs produzem seus próprios hits e estrelas. Hironobu Kageyama, atualmente o maior nome no segmento, gravou no final dos anos 80 o tema Cha-la Head-Cha-la, abertura de Dragon Ball Z, um dos principais hinos dessa cultura. Kageyama também deu voz as canções de Changeman e Cavaleiros do Zodíaco, através das quais ganhou fama até no Brasil, onde todos os anos junta cerca de cinco mil pessoas em eventos especializados.

Segundo o jornalista e tradutor Ricardo Cruz, as animesongs são um braço forte do mercado musical japonês. O estilo possui seus próprios artistas que produzem músicas exclusivamente para os animês, e também para games, fazem seus próprios shows e, além disso, possuem as próprias gravadoras. “No Brasil, não há um segmento só para trilha sonora; o máximo que tem é trilha de novela. Já no Japão, animesong é uma indústria de grande porte e que cresce cada vez mais, ainda mais agora com o apoio e o interesse não só de japoneses, mas como de fãs do mundo inteiro”, comenta o jornalista.

Nos últimos anos, as animesongs têm sido a ponte de ligação entre os brasileiros e o mundo da música japonesa. Muitas trilhas já mostradas no Brasil foram mantidas intactas, fazendo com que fãs cantarolassem as músicas dos heróis mesmo não entendendo o que diziam. Embora as músicas originais possuíssem certa fama entre os fãs, existem versões traduzidas, como em todo lugar do mundo, para os temas de animês.

“Sou a favor de traduzir as músicas em versões bacanas; em versões produzidas por músicos mesmo. É o que começou a acontecer a partir da Pegasus Fantasy, tema dos Cavaleiros do Zodíaco”, explica Ricardo Cruz. “A versão em português de Cavaleiros foi cantada pelo Edu Falaschi, vocalista da banda Angra. Isso é bem bacana porque identifica aquela abertura com o público, as pessoas conhecem, o Edu é um vocalista ‘bacana’; além da música ser muito boa também”, continua.

O público brasileiro das animesongs é grande. O Anime Friends, o maior evento de animês, mangás e cultura pop japonesa da América Latina, que acontece todos os anos em São Paulo, reuniu 20 mil pessoas em sua primeira edição, em 2003. O público do gênero é tão grande graças à Internet, que facilita muito o contato entre os interessados, até mesmo fazendo o número de fãs crescer. “Como qualquer área de interesse, na internet você dá alguns poucos cliques e se tem acesso a tudo relacionado a esse nicho”, explica o jornalista. Além disso, o Brasil é o país que mais oferece shows ao vivo dos artistas de animesongs, fora, evidentemente, o próprio Japão.

“A cada ano, o sucesso vai crescendo, o número de cantores aumenta e o número de público também. Tudo isso ajudou a criar esse nicho, esse público sedento por novidades aqui no Brasil atualmente.”

Nenhum comentário: